Checkhouse no Mosteiro dos Jerónimos
A tecnologia a serviço da conservação do património nacional
Setembro 2025
O icónico Mosteiro dos Jerónimos, um dos maiores símbolos da história e cultura portuguesa, está a ser alvo de uma minuciosa vistoria técnica. Numa operação que une o respeito pelo passado à tecnologia do futuro, a Checkhouse inicia um processo de inspeção para garantir a preservação e a longevidade deste edifício, classificado como Património Mundial pela UNESCO.
Construído no início do século XVI por ordem de D. Manuel I, o Mosteiro é um testemunho da riqueza cultural, espiritual e artística de Portugal. Ao longo de cinco séculos, resistiu a transformações políticas, sociais e ambientais, mantendo-se como um “cartão de visita” do país e uma referência para visitantes de todo o mundo.
Monumentos desta dimensão e relevância exigem uma atenção contínua à sua preservação estrutural e material. O Mosteiro tem sido alvo de longos e complexos trabalhos de restauro e conservação, realizados ao longo de décadas, para garantir a sua autenticidade e segurança face às exigências do turismo e às ameaças do tempo e das alterações climáticas.
Com a utilização de equipamentos de última geração, a equipa da Checkhouse está a fazer um registo fotográfico detalhado do estado de conservação do Mosteiro. Com a ajuda destas ferramentas, estão a ser identificadas patologias como fissuras, infiltrações ou degradação de materiais. O objetivo é criar um relatório técnico que sirva de base para um plano de conservação e manutenção, assegurando que o Mosteiro dos Jerónimos se mantenha em perfeitas condições para as gerações futuras.
